sábado, 20 de agosto de 2011

Sobrinhos querem lugar dos tios em Belo Jardim

Nos últimos 40 anos, a política de Belo Jardim foi dominada por dois poderosos grupos políticos, um liderado pelo ex-deputado José Mendonça e outro pelo também ex-deputado Cintra Galvão. Mendonção morreu em abril, aos 75 anos de idade, antes de realizar o sonho de ser prefeito, com o que coroaria uma trajetória política de 40 anos. Mas deixou logo dois herdeiros para continuar o seu legado – Mendonça Filho e Augusto Coutinho, ambos deputados federais pelo Democratas.
Cintra Galvão completou recentemente 79 anos de idade, mas permanece firme e forte no comando do seu grupo. Tem como herdeiro político o filho, Cecílio, ex-prefeito e suplente de deputado estadual pelo PSB, e hoje mais ligado à advocacia do que à política. O pai, que é filiado ao PTB, é o “ponta-de-lança” do senador Armando Monteiro Neto no município, por isso o PSB está à procura de um candidato que possa disputar a prefeitura no próximo ano com chance de vencer o pleito.
Pelo fato de Mendonção ter falecido e de Cintra estar muito próximo dos 80 anos de idade, surgiu no município uma “terceira via” liderada por seus sobrinhos, João Mendonça e Moacir Cintra, respectivamente. João foi prefeito duas vezes, tem muita penetração na periferia, mas não tem estrutura financeira. Moacir tem estrutura financeira, um grupo formado por seis vereadores, mas menos força eleitoral do que João. Se os dois conseguirem se entender, poderão ser o “fato novo” de 2012.

INALDO SAMPAIO



Nenhum comentário:

Postar um comentário